terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uma participação boêmia


O jogo feito por PRADO, Luiz no bar A Gruta, localizado na rua Major Quedinho, República.
O jogo e o comentário do autor se encontram aqui: http://luizprado.wordpress.com/2013/12/23/jogando-um-live-action-role-playing-1-ouca-no-volume-maximo-20122013/



Como sempre o grupo foi recebido e esse panfleto foi mostrado, a diagramação é de FALCÃO, Luiz, a mecânica e premissa de jogo se foi apresentado. Tristemente as fotos da realização do jogo ainda não foram liberadas, e como gosto de fotos vou preencher com fotos do panfleto.

Na minha perspectiva a espacialidade foi muito interessante, apesar que o local devia ser apenas revelado ao jogador quando ele já estivesse na mentalidade do jogo e do personagem. Evitando que a concepção do jogador atrapalhasse no jogo, já que houve tempo para o jogador se acostumar com o ambiente, pode ser interessante para alguns jogos, mas para este seria interessante que o local fosse mais alienado e que as reações mais originais.



 O local foi este(fonte: internet)

Você desce para baixo da terra, atrás de uma escada apertada e chega no bar, tristemente outras fotos apresentam grupos de pessoas que não pertencem ao jogo.

O jogo tinha um foque na criação conjunta, e para isso talvez se o jogo tivesse um ritmo mais lento, mas com uma grande quantidade de jogadores algumas pessoas talvez estivessem com um desejo de jogar, mais do que participar e assim tivessem com uma vontade de falar, o que acelera o processo de conflito. Uma coisa interessante é que somente houve um foco de conversa, o da pessoa que convidou todos. Eu acredito que seja na verdade que os jogadores tivessem mais foque em resolver o "conflito" que era a volta ou não da banda, do que resolver as mágoas e os problemas anteriores

Fonte: http://boivoador-larp.blogspot.com.br/2013/12/volume-maximo.html
Neste link está o encarte, com todo o documento

O jogo foi interessante, teve bebidas e batata frita. Foi bom, como evento foi interessante. Como de costume depois do jogo realizamos uma discussão. Seria interessante gravar essas conversas e lançar como podcast, não so para faciçitar para a posteridade, mas para tentar incentivar discussões pós-larp e para que outras pessoas aproveitem. Pois como eu suspeito, a prática de discutir design de jogos, especialmente entre produtores de Larp não sejam muito comum

O jogo foi bom, talvez eu jogaria novamente se for em um outro bar, o que foi de maior interesse para mim foi o fato de ser praticamente uma reunião de amigos. E com o pequeno número de jogadores fica interessante para se jogar e discutir. 

Agora a parte mais interessante, a mecânica inusitada foi a de canções. Temas selecionados através de papelotes que tem de ser sorteados na hora que forem usados, o jogador deve então inventar um pseudo "refrão" com o tema, e assim o jogador vai entregar à pessoa a que se dirige e essa vai relatar sobre esse assunto. Ela tem um uso interessante, ele cria temas novos, mas caso seja usado no meio de uma argumentação deriva a conversa para rumos cada vez mais diferente.


---------------
Concluindo, o jogo teve uma proposta interessante, dando poder aos jogadores sobre a estória. O conceito é interessante, e tem de ser mais trabalhado e pesquisado. Ouça é um interessante estudo sobre isso, mas não vejo ainda no formato definitivo de criação autoral na mão dos jogadores, e como todo bom rolepoem, todos os jogadores tem de estar a par e bem entrosados para para ser bem realizados e ele promove isso. Eu jogaria novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário